top of page
Buscar

Discondrodisplasia em cães

Atualizado: 23 de jan.

A discondrodisplasia é uma doença genética que afeta o desenvolvimento do tecido cartilaginoso em cães.


A doença é mais comum em raças de porte grande e gigante, como os pastores alemães, rottweilers dogues alemães, basset hound, corgi e dachshund.


Os sintomas da discondrodisplasia incluem claudicação (mancar), dor, inchaço nas articulações e problemas de crescimento ósseo.


Os cães afetados podem apresentar deformidades nas articulações, incluindo os cotovelos, quadris e joelhos.


O diagnóstico da discondrodisplasia pode ser feito através de radiografias e exames genéticos. É importante identificar a doença o mais cedo possível para permitir um tratamento adequado e minimizar as complicações.


Existem testes genéticos disponíveis para detectar a presença de DCD em cães. Um desses testes é o teste de PCR para DCD, que detecta mutações específicas no gene COL2A1, que estão associadas à DCD. Esse teste pode ser realizado em amostras de sangue, saliva ou swab bucal.


Outro teste genético é a análise do sequenciamento de DNA do gene COL2A1. Esse teste é mais abrangente, pois pode detectar diferentes mutações que causam DCD em cães.


O tratamento para a discondrodisplasia em cães pode incluir medicamentos para aliviar a dor e a inflamação, fisioterapia e cirurgia para corrigir deformidades nas articulações. O objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida do cão e minimizar a dor e as complicações associadas à doença.


É importante lembrar que a discondrodisplasia é uma condição genética e não pode ser curada. Os cães afetados devem ser acompanhados regularmente pelo veterinário para monitorar a progressão da doença e ajustar o tratamento, se necessário.


Referências bibliográficas


Campbell, J. R. (2014). Small animal orthopedics, rheumatology and rehabilitation: self-assessment color review (2nd ed.). CRC Press.


Tobias, K. M., & Johnston, S. A. (2013). Veterinary surgery: small animal (2nd ed.). Elsevier Health Sciences.


Johnston, S. A., & Tobias, K. M. (2018). Veterinary surgery: small animal expert consult (2nd ed.). Elsevier Health Sciences.


Sobre o autor

Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.

106 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page