A coleta de líquor em cães, também conhecido como líquor cefalorraquidiano, é um procedimento realizado para obter uma amostra do fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Essa amostra pode ser útil para diagnosticar várias condições neurológicas, como infecções, inflamações, tumores e outras doenças do sistema nervoso central em cães.
O líquor é coletado por meio de uma punção cervical ou lombar, que é um procedimento no qual uma agulha é inserida no espaço subaracnoide (espaço entre as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) na região lombar da coluna vertebral do cão. Antes do procedimento, o animal é anestesiado para evitar desconforto e reduzir a possibilidade de complicações.
O líquor é então aspirado através da agulha e colocado em tubos de coleta estéreis para análise laboratorial. Os testes realizados no líquor podem incluir contagem celular, análise de proteínas, avaliação da presença de células inflamatórias e busca de possíveis patógenos, como bactérias ou vírus.
A coleta de líquor em cães é frequentemente indicada quando há suspeita de doenças neurológicas que não podem ser totalmente diagnosticadas por meio de exames clínicos, radiografias ou outros métodos de imagem. É um procedimento delicado que requer habilidade por parte do veterinário para garantir a precisão da amostra e minimizar o risco de complicações.
É importante destacar que a coleta de líquor em cães é geralmente realizada em casos específicos e sob orientação veterinária. O procedimento só é realizado quando os benefícios da informação obtida superam os riscos potenciais associados à punção.
Referências bibliográficas
1. "Müller and Kirk's Small Animal Neurology" por Curtis W. Dewey.
2. "Veterinary Neuroanatomy and Clinical Neurology" por Alexander de Lahunta e Eric N. Glass.
Sobre o autor
Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.
Comments